O tema dessa aula foi inclusão digital. Assistimos alguns vídios sobre o tema e recebemos uma esclarecedora explicação da professora com base no vídio: Inclusão digital: apresentação. Esse tema é bastante abrangente, pois o termo inclusão permite diferentes interpretações. Assim, ao se fala de inclusão digital surge uma dúvida sobre como incluir um individuo no mundo digital. Será que dá acesso basta? ou então deve-se da treinamento? Ou ainda uma formação? Todos esses processos possibilitam incluir nas novas tecnologias?
Bem, ao meu ver, o acesso não é suficiente, afinal não basta ter acesso para saber manusear e compreender o mundo digital. O treinamento é algo pontual, que capacita o indivíduo para utilizar um determinado software. A formação sim, é algo que possibilita uma compreensão ampla do mundo digital, permitindo a participação efetiva nessa comunidade.
Entender a diferença entre esses três processos é fundamental para nos educadores, que devemos, sempre, adotar o processo de formação. Por trás disso existe uma importante noção: transformar ou reproduzir? Portanto, a formação disponibiliza uma estrutura de reflexão e percepção do todo, trazendo o indivíduo para dentro da sociedade como ser pensante e modificador.
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário