A leitura e a escrita eletrônica dão ao processo de alfabetização uma dimensão completamente nova. A concepção que temos da leitura e da escrita está subordinada à natureza física e visual do meio em que elas se desenvolvem. Para nossa cultura, o espaço natural do texto escrito é a página impressa, na qual a escrita é estável e controlada, de modo exclusivo, pelo autor. O espaço oferecido pelo livro eletrônico é mais fluido e dinâmico, permite ao texto uma maior transitoriedade e mutabilidade, reduz a distância que separa o escritor do leitor e possibilita sua interação. Este novo modelo de espaço textual facilita o surgimento de outros estilos de escrita e de novas estratégias didáticas para a leitura e para a escrita." (MEC, s/d)
Pontos polêmicos:
- O livro didático é um material que traz ideologias e preconceitos, além de muitas vezes assumir uma posiçõa imparcial.
- O livro didático, jornal ou revista são adotados como verdades absolutas.
- Será que os professores estão preparados para des/construir as informações dos impressos?
- Até que ponto é importante os materiais impressos na consolidação do conhecimento?
- A criança aprende melhor se hover materiais representados de maneira solida e palpavel?
- Quais são as vantagens dos livros eletronicos?
- A leitura e a escrita eletronica é uma nova dimensão no processo de alfabetização?
- Será que os impressos serão substituidos pela internet?
Nenhum comentário:
Postar um comentário