terça-feira, 14 de agosto de 2007

Aula do dia 14/08

A aula de hoje foi bastante polêmica. Após lermos a reportagem da revista veja: Desconectados de Camila Antunes, tivemos uma discussão bem produtiva. A reportagem tratava sobre a instalação de computadores nas escolas, e diz que no Brasil a implantação desse sistema não tem dado muito certo, pois os alunos, segundo ela, perdem muito tempo em sala de bate-papos e jogos.
Refletindo sobre certos termos utilizados pela reporter como: Treinar e capacitar professores, atraso no currículo, computador como ferramenta, entre outros, concluimos que a reportagem trazia uma concepção preconceituosa e leiga sobre a educação, afinal não se trata de treinar professores e, sim, formar professores para lidarem melhor com a tecnologia e orientarem seus alunos a utilizarem o computador de forma produtiva.
A discussão se estendeu... Este tema ainda é novidade e as opinões se divergem muitas vezes. Defendi uma sociedade mais humanizada e menos robótica, mas podemos disser que o "x da questão" está na relação que as pessoas têm com a tecnologia, e não com a tecnologia em sí. Realmente ainda tenho um pouco de resistência, mas sei que não deve ser bem por ai, pois temos que nos adaptar ao mundo moderno, que se modificou aceleradamente, e muitos ainda estão se acostumando.
Acredito que o melhor caminho é se aliar as tecnologias, assim torna-se mais possivel domina-la, ao em vez do contrário, como educadores temos que acompanhar as atualidades, e nada mais é atualidade do que a tecnologia.

Um comentário:

Verônica Terto disse...

Oi Dani!
Adorei essa reflexão que você fez. Acredito sim que vc vai deixar essa resistência às tecnologias de lado. Acho q isso acontece com vc, pq gosta das atividades lúdicas, das artes com educação e etc... mas entenda uma coisa: vc não precisa deixar o que vc gosta, nem deixar de ser quem vc é em se tratando das suas escolhas como educadora. Continue com suas artes, com as ludicidades, e etc. Mas faça das tecnologias uma ponte pra vc chegar aonde vc quer. Quando vc perceber a importância delas nas nossas vidas, perceberá que não é preciso escolher trabalhar com artes ou tecnologia, com paint (software que faz desenhos) ou papel e caneta. Vc pode trabalhar com tudo, de forma natural, fazendo parte do processo de aprendizagem, e não apenas como ferramenta.
aff...
falei demais! bjsssssssssss