terça-feira, 27 de novembro de 2007

6º Oficina de inclusão digital

Hoje fui assistir a oficina de inclução digital, no IAT. Em primeiro lugar queria ressaltar que esse lugar é muito escondido e me perdi toda para chegar lá. Bom, mas vencido essa etapa, esperei até 2:30, quando as ofinas começaram.
Estavam acontecendo várias oficinas simultaneamente, em salas separadas. Começei assistindo a oficina de elaboração de projetos, que teve um número de pessoas acima do que eles esperavam e acabou deixando de ser uma oficina e se tornando um apresentação participativa. Pude fazer uma esquematização da seguinte forma:
Elabora-se projetos para: Captação de recursos, problemas sociais e sustentabilidade.
Começamos um projeto analizando o nivel de indentidade, ou seja, questionando quem sou eu, o que eu me proponho, quais são os meus problemas e o que eu quero transformar. Em segida falou-se das instâncias de um projeto: em primeiro, problema social, em segundo, acessoria na capactação de recursos, e por último, sistematização das idéias. Assim, o projeto poderá servir para três coisas: fazer um projeto de vida, encontrar parcerias ou dividir o projeto com alguém.
Assisti a apresentação até essa parte, e me dirigi para outra sala para participar de um debate sobre lixo eletrônico. Afinal, queria assistir algo mais direcionado para as questões tecnologicas.
Quando cheguei nesse debate estavam terminando de falar sobre: projeto computador para inclusão.
Aqui, pude pegar as seguintes questões:
- os eletros eletronicos trazem para o lixo uma qualidade digital.
- No Brasil tem pouca legislação sobre resídos sólidos.
- Em 2004 havia 315 milhões de computadores descartados no planeta.
- Nos EUA, em 1998, 20 milhões de comp. teriam como destino: canto da casa ou empresa (70%); aterro sanitário (15%); reciclagem (11%)e doação (3%).
- A maior parte da composição do computador é possível de recuperar, apenas 6% não permiti isso.

"inclusão digital promovidas para paises desenvolvidos para paises subdesenvolvidos."
Essa frase levou a seguinte analise: Os paises desenvolvidos doam o "lixo" deles, os computadores sucatiados com a desculpa de ser uma inclusão promovida.

Conceito aprendido: ELETRONICOS VERDES
É quando a maioria dos materiais que compõem o eletronico possibilitam a reciclagem, ou, se jogados nos aterros sanitários não causarão danos aos lençois freáticos, solo e etc. O greenpeace, hoje, está solicitando que as empresas explicitem a composição dos eletronicos por elas produzidos, então surge esse conceito de eletronico verde.

2 comentários:

Bonilla disse...

ótimo relato Daniela.
Parabéns!!!
Este é um belo exemplo da contribuição que cada um pode trazer para o grupo com a participação em seminários.

Carla Cristina "kaianapaz" disse...

DANI, VALEU POR ESSA SINTESE. NOSSA!!! MUITO LEGAL AS DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS. JÁ SALVEI AQUI NA MINHA BIBLIOTECA VIRTUAL (viu como tô chick,aprendi na disciplina,rs,rs...) Obrigada mesmo pela sua contribuição.