terça-feira, 27 de novembro de 2007

Aula do dia 20/11

Finalmente chegou o dia do nosso seminário!! No início pensei que fosse ficar nervosa, afinal só restaram duas componetes da equipe (Fernanda e eu), mas foi muito tranquilo e achei bem legal. Começamos o seminário já trazendo uma grande polêmica sobre os impressos. Os impressos serão substituidos pela tecnologia? Fernanda defendeu que não, afinal uma mídia não pode oprimir a outra, mas sim serem usadas como complementos, além disso os impressos tem um papel forte na nossa sociedade e temos uma necessidade de utilizar o papel e a caneta. Defendi que, num futuro mais distante poderá sim haver essa substituição, afinal haverá uma crise ambiental e ,talvez, não tenha mais condições de se produzir tanto papel, mas o que foi colocado é que os computadores, também, trazem fortes impactos ambientais. Por outro lado, acredito que essa necessidade do papel e caneta é uma questão cultura e que estamos acostumados a isso, contudo essa substituição só poderá acontecer quando a tecnologia estiver mais avançada e for de livre acesso para todos.
Só ai já deu pano para manga, muitos se colocaram, mas infelizmente como fomos o último grupo a se apresentar muita gente já tinha ido embora.
A discussão foi caminhando de acordo com as colocações das pessoas. Passamos então a refletir sobre a importância dos impressos na aprendizagem, e chegamos a conclusão que é importante trazer materiais concretos para que o aluno possa visualizar o que está aprendendo, mas não necessariamente esse material tem que ser um impresso. Falamos, também, do preparo do professor para lidar com esses materiais. O carater ideologico enraizados nos livros didático requerem mais instrução por parte do professor para fazer analises críticas e estimular seus alunos a lerem criticamente.

2 comentários:

Carla Cristina "kaianapaz" disse...

Dani gostei do seminário de vcs, da dupla que resistiu até o final do semestre. Vocês começaram o seminário com um grande polêmica: será que os impressos terão fim? Eu acredito que sua opinião é um pouco radical,acho que os impressos não terão fim mesmo quando a tecnologia avançar e tiver livre acesso para todos. Pense aí um mundo sem revista, jornal impresso, livro (...)acho que não vamos chegar a esse ponto. Acredito que as tecnologias é mais uma alternativa o que amplia nossas posibilidades em fazer opções e usos diversificados em nosa metodologia. Como vc mesmo coloca que tudo é questão cultural, então a cultura não coloca o ponto final em um coisa só porque passou a existir outra. Enfim...o engraçado é que vc já foi praticando seu ponto de vista; apresentou sem papel na mão(rs, rs...) eu não me imagino fazendo isso. BJÃO

Carla Cristina "kaianapaz" disse...

“... Passamos então a refletir sobre a importância dos impressos na aprendizagem, e chegamos a conclusão que é importante trazer materiais concretos para que o aluno possa visualizar o que está aprendendo, mas não necessariamente esse material tem que ser um impresso...”
Trago a partir de suas palavras a reflexão para outra problemática. A falta de acesso aos impressos pelas pessoas com deficiência visual. Raros são os materias em braile. Devemos estar atentas para isso, pois nem todos têm acesso aos impressos.