terça-feira, 20 de novembro de 2007

Seminário de impressos

"Embora historicamente o livro impresso tenha sido o mais importante meio de difusão do conhecimento e o suporte das principais construções intelectuais, na atualidade ele deixou de ser o único objeto de leitura. Muitos livros deixaram de ser impressos e passaram a ser distribuídos em formato eletrônico.
A leitura e a escrita eletrônica dão ao processo de alfabetização uma dimensão completamente nova. A concepção que temos da leitura e da escrita está subordinada à natureza física e visual do meio em que elas se desenvolvem. Para nossa cultura, o espaço natural do texto escrito é a página impressa, na qual a escrita é estável e controlada, de modo exclusivo, pelo autor. O espaço oferecido pelo livro eletrônico é mais fluido e dinâmico, permite ao texto uma maior transitoriedade e mutabilidade, reduz a distância que separa o escritor do leitor e possibilita sua interação. Este novo modelo de espaço textual facilita o surgimento de outros estilos de escrita e de novas estratégias didáticas para a leitura e para a escrita." (MEC, s/d)

Pontos polêmicos:

  • O livro didático é um material que traz ideologias e preconceitos, além de muitas vezes assumir uma posiçõa imparcial.

  • O livro didático, jornal ou revista são adotados como verdades absolutas.

  • Será que os professores estão preparados para des/construir as informações dos impressos?

  • Até que ponto é importante os materiais impressos na consolidação do conhecimento?

  • A criança aprende melhor se hover materiais representados de maneira solida e palpavel?

  • Quais são as vantagens dos livros eletronicos?

  • A leitura e a escrita eletronica é uma nova dimensão no processo de alfabetização?

  • Será que os impressos serão substituidos pela internet?

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